Bilheteira

Duração

60 minutos

Preço

6 €

Horarios

21:30

Título

Agamémnon, cheguei a casa e dei uma sova ao meu filho.
ou A Tragédia do Homo Consumens.

Cocriação

ASTA Teatro e Outras Artes
Baal17 - Companhia de Teatro

Bilhetes

* bilheteira do TMC~ *Ticketline *Worten

Quin

Fev

26

26 Fevereiro 2026

ASTA TEATRO & BAAL17

Classificação

+ de 14 anos

Duração

60 minutos

Sinopse

O TMC~ acolhe a peça “Agamémnon, cheguei a casa e dei uma sova ao meu filho. Ou a Tragédia do Homo Consumens”, cocriação da ASTA - Teatro e Outras Artes e da Baal17 – Companhia de Teatro.
Obcecado com o seu vazio existencial, Agamémnon, um pai qualquer, trava a sua “Guerra de Tróia” num domingo qualquer, sozinho, num supermercado qualquer, fazendo as compras para um mês qualquer. Esta sua expedição conquistadora resulta na aquisição alucinada de um monte de produtos inúteis de que não precisa e que detesta.
Provocado pelo pão integral que odeia e pelos 15 pacotes de gaspacho que comprou a pensar que eram polpa de tomate, ao chegar a casa, dá uma sova ao filho e à mulher. Depois de deixar os dois a sangrar, só uma coisa poderá amenizar a situação: compensar a família e levá-la a jantar a um restaurante de fast-food à beira da estrada. A celebração da tragédia do homem contemporâneo dá-se ao sabor de menu double cheeseburger. E se o trágico nos chega em pacotinhos de ketchup e maionese resta-nos uma questão: onde é que se pode ir procurar a esperança?
Agamémnon é o homem contemporâneo que se foi transformando por impotência ou alienação. O homem animal que é transformado em homem-máquina. Uma máquina de consumo - de produtos, de emoções, de relações - que opera a uma velocidade vertiginosa, em formato descartável e on-demand, com nome próprio - o Homo Consumens. Haverá melhor forma de expressar a verdadeira tragédia da nossa época?

Galeria de Fotos

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades

Ao submeter este formulário, está a concordar com os termos e condições do website do Teatro Municipal da Covilhã.